Este é o terceiro artigo da série “Como modelar Processos de Negócio Matadores com a Notação BPMN 2.0”, dedicada ao estudo de elementos avançados de BPMN.

Os artigos anteriores, artigo 1 e artigo 2 foram um sucesso!
Recebi dezenas de feedbacks positivos e fico estremante grato por todas as pessoas que tive o prazer de ajudar até aqui.

Nos artigos anteriores falamos sobre marcadores de atividades, vimos que cada marcador tem uma função específica que determina o comportamento de uma atividade durante sua execução.

Neste terceiro artigo da série darei andamento abordando um dos elementos mais utilizados no fluxo de um processo de negócio, falarei sobre os famosos Gateways!

Gateways

Gateways são os elementos de BPMN responsáveis por controlar iterações do fluxo, criando caminhos alternativos ou paralelos no mapeamento do processo ou unificando fluxos para continuação em uma mesma sequência de atividades.

Já vimos em artigos anteriores que o gateway é conectado ao fluxo através de setas de fluxo de sequência e é representado visualmente por um losango. O símbolo interno do losango identifica a interpretação lógica representada.

Com foco em elementos avançados falaremos sobre dois dos cinco diferentes gateways: Gateway Exclusivo Baseado em Eventos e Gateway

Gateway Exclusivo Baseado em Eventos (Exclusive Event-Based Gateway)

O desvio condicionado por evento é semelhante ao Gateway exclusivo (Databased Exclusive Gateway): indica pontos do processo em que o gateway exclusivo não se baseia em dados de processo, mas sim sobre as mensagens ou eventos externos apresentadas posteriores a ele no fluxo. Esta forma é usada para exercer controle sobre a execução de determinadas atividades que ficam disponíveis até que um dos eventos sejam executados.

No gateway condicionado por um evento específico, normalmente o recebimento de uma mensagem determina o caminho que será tomado. Basicamente a decisão é tomada por um outro participante (que pode ser outro processo, entidade ou sistema), com base em dados que não são visíveis ao processo e, assim, exigindo o uso do gateway baseada em eventos.

Podemos imaginar: quando nosso processo chegou ao evento baseado em gateway, vamos esperar até que algo aconteça. O evento geralmente é disparado por terceiros (por exemplo, o nosso cliente envia o pagamento para nós). Abaixo é a porta baseada em eventos típicos. Enviamos uma cotação para o cliente, aguardando o cliente confirmar o pedido. Se o cliente envia a confirmação, vamos preparar as mercadorias para o cliente. Se não receber qualquer confirmação do cliente após 15 dias, o pedido é cancelado. Veja o processo abaixo.

Gateway exclusivo condicionado por eventos – O primeiro evento disparado cancela os demais eventos. No exemplo abaixo, ou o processo recebe a confirmação do pagamento e envia o pedido, ou o processo é cancelado pelo pelo cliente por não ter confirmado em até 15 dias.

Gateway complexo é usado para modelar o comportamento de sincronização complexa. É sempre indicado que antes de utilizar o gateway complexo, tente usar a combinação de tipos diferentes de gateways.

Gateway Complexo foi criado para dar maior flexibilidade ao BPMN.

Uma Activation Condition Expression (Expressão de ativação de condição) é usada para descrever o comportamento preciso do gateway complexo.

Por exemplo, essa expressão poderia especificar que os tokens em três dos cinco fluxos de sequência de entrada são necessários para ativar o gateway do processo abaixo.

A aplicação do Gateway Complexo se da quase que apenas quando a combinação do fluxo não pode ser utilizada por nenhum outro gateway da notação BPMN 2.0.

Chegamos ao fim de mais este artigo!

Mas antes de ir embora, deixa eu te dar um recado importante.
Não perca o quarto e último artigo da série,  abordarei de forma especial o subprocesso eventual (Event-Subprocess), levando em conta as definições da notação BPMN 2.0 e aplicações práticas.

Perdeu os artigos anteriores da série?
Então confere ai!

Como modelar Processos de Negócio com a Notação BPMN 2.0 (Série elementos avançados I)
Como modelar Processos de Negócio com a Notação BPMN 2.0 (Série elementos avançados II)
Como modelar Processos de Negócio com a Notação BPMN 2.0 (Série elementos avançados IV)

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos GRATUITOS com prioridade

Não durma no ponto! não perca nenhum conteúdo da BPM ACADEMY!

E não se preocupe, assim como você, não suportamos SPAM.

Espero que tenha gostado deste artigo!

Deixe seu comentário abaixo, sua opinião neste blog é muito importante!

Se estiver procurando por um assunto que não encontrou, comente!

Se este artigo te surpreendeu, compartilha!
Aproveita e siga a BPM ACADEMY nas redes sociais…
isso seria ótimo para a disseminação do conhecimento e a cultura da Gestão por Processos!

Nos vemos no próximo artigo!
Até mais!!!

Escrito por Fabiano Dias
Consultor BPM especialista no planejamento, análise, desenho, implementação, monitoramento e refinamento de processos BPM, SOA e ECM. Certified Bizagi Professional, Orquestra Certified Modeler (SML), CBPP - Certified Business Process Professional pela ABPMP e PSM I pela Scrum.org. Professor especialista na disciplina de BPM e notação BPMN, com mais de 750 horas de aulas ministradas presencialmente, entusiasta, semeador, multiplicador do conhecimento e articulista.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments