A notação BPMN (Business Process Model and Notation), atualmente na versão 2.0, reúne um conjunto de elementos intuitivos e robustos, que auxiliam usuários técnicos e de negócio na documentação de seus processos em diferentes níveis de detalhes, de maneira que possam mapear, de maneira padrão, todos os processos de negócios de sua organização.

A lista de elementos gráficos de BPMN apresenta desde elementos essenciais para a modelagem dos processos, utilizados em uma documentação simples, até elementos avançados, requeridos para desenhar modelos de processos complexos.

Dedicarei os próximos artigos da série  “Como modelar Processos de Negócio com a Notação BPMN 2.0” para contribuir com o estudo dos elementos avançados, requeridos para a compreensão de uma modelagem completa e complexa.

Marcadores de Atividades

Neste primeiro artigo abordarei os marcadores de atividades, conhecidos também como atributos especiais.

Os marcadores de atividades tem o objetivo de indicar o comportamento específico de uma atividade durante sua execução.

Para o contexto é importante entender que atividades (activities) representam um trabalho realizado em uma etapa do processo de negócio e podem ser do tipo “Tarefa” (task) ou “Subprocesso” (subprocess).

Subprocesso

Um subprocesso representa um conjunto de atividades realizadas dentro de um processo de negócio. São representados graficamente de duas formas, contraído ou expandido.

A Imagem abaixo demostra o subprocesso contraído (collapsed), representado pelo símbolo “+” indicando a existência de outro nível de detalhe, que pode ser expandido (expanded).

Subprocesso contraído

Subprocesso Busca de Informações contraído (collapsed): No exemplo abaixo o processo inicia-se com a execução da tarefa de solicitação de reembolso, após sua execução, o fluxo segue dando início ao subprocesso que buscará as informações das despesas. Após a análise destas informações, o subprocesso é finalizado voltando ao fluxo do processo principal da solicitação de reembolso e partindo para a tarefa da aprovação do gestor.

Subprocesso Expandido

O mesmo subprocesso pode ser representado de forma expandida (expanded), apresentando o seu conjunto de detalhes no próprio processo “pai”.

Exemplo abaixo de subprocesso expandido: O mesmo fluxo do subprocesso contraído é executado, porém o subprocesso de busca de informações apresenta o detalhamento de suas atividades visíveis no processo “pai”.

Atenção: O fluxo do processo “pai” não pode atravessar de forma alguma a fronteira do subprocesso.

Uma regra importante no BPMN é que um subprocesso nunca pode ter sua fronteira cruzada pelo fluxo de sequência. O fluxo de sequência apresenta a ordem de execuções das atividades em um processo e nunca entre processos. Os fluxos de sequência de entrada e saída devem ser ligados no limite do subprocesso (sua borda), e não deve iniciar e terminar os eventos no nível de expansão dentro do retângulo arredondado (subprocesso expandido), conforme mostra a figura acima

Atividade cíclica (Loop)

Representado por uma linha circular com seta (conforme imagem abaixo), atributo em atividades que simula a operação “do-while”, uma atividade pode ser executada várias vezes em ciclo.

Utilizada quando o número de repetições não é conhecido;
A atividade de repetição será repetida enquanto a condição do loop for atendida.

Uma atividade de loop possui uma expressão booleana que é avaliada para cada ciclo. Se a expressão for verdadeira, então irá continuar. O loop irá avaliar a expressão após a realização da atividade, isto significa que atividade será realizada pelo menos uma vez.

Detalhe importante: Quando aplicado a um subprocesso (a exemplo abaixo do subprocesso Seleção de Candidato), a condição (expressão) do loop representa que todo o fluxo presente no seu interior será executado “N” vezes, enquanto  a condição for atendida.

No exemplo abaixo, o subprocesso “Seleção de Candidato” avalia candidatos a serem selecionados para entrevista. A expressão utilizada neste loop foi “O candidato não passou na seleção?” se a resposta for “verdadeira” então a atividade será realizada novamente e se for “falsa” o processo principal seguirá seu fluxo.

OBS: A regra utilizada (expressão) foi apenas um dos vários exemplos que poderiam ser apresentados aqui neste caso. Tenho certeza que você já deve ter imaginado outras expressões mais adequadas que poderiam ser aplicadas a este contexto de negócio (como por exemplo ter 3 candidatos aprovados na seleção para o encerramento do subprocesso e assim poder otimizar as próximas etapas do processo – veja esta expressão se tornou mais complexa pois além de validar se candidato foi aprovado, também deverá contar o número de candidatos aprovados para que seu loop seja encerrado após a 3ª aprovação) . Deixo sempre claro para meus alunos que importa é entender a regra e quando ela fica clara, varias situações de negócio começam a surgir na nossa lembrança e fazer sentido (em outros casos aquilo que era representado errado então deixar de fazer sentido kkk). No final o que importa é que o processo represente exatamente o contexto do negócio daquela organização e que a representação do fluxo daquele contexto siga as regras da notação BPMN para a representação correta.

Espero que tenha gostado do artigo, não esqueça de curtir e comentar abaixo, sua opinião neste blog é muito importante.

No próximo artigo continuaremos o estudo sobre os Marcadores de Atividades com várias novidades e regras complexas pouco conhecidas dos profissionais da modelagem.

Perdeu os artigos anteriores da série?
Então confere ai!

Como modelar Processos de Negócio com a Notação BPMN 2.0 (Série elementos avançados II)
Como modelar Processos de Negócio com a Notação BPMN 2.0 (Série elementos avançados III)
Como modelar Processos de Negócio com a Notação BPMN 2.0 (Série elementos avançados IV)

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos GRATUITOS com prioridade

Não durma no ponto! Não perca nenhum conteúdo da BPM ACADEMY!

E não se preocupe, assim como você, não suportamos SPAM.

Espero que tenha gostado deste artigo!

Deixe seu comentário abaixo, sua opinião neste blog é muito importante!

Se estiver procurando por um assunto que não encontrou, comente!

Se este artigo te surpreendeu, compartilha ele!
Aproveita e siga a BPM ACADEMY nas redes sociais…
isso seria ótimo para a disseminação do conhecimento e a cultura da Gestão por Processos!

Nos vemos no próximo artigo!
Até mais!!!

Escrito por Fabiano Dias
Consultor BPM especialista no planejamento, análise, desenho, implementação, monitoramento e refinamento de processos BPM, SOA e ECM. Certified Bizagi Professional, Orquestra Certified Modeler (SML), CBPP - Certified Business Process Professional pela ABPMP e PSM I pela Scrum.org. Professor especialista na disciplina de BPM e notação BPMN, com mais de 750 horas de aulas ministradas presencialmente, entusiasta, semeador, multiplicador do conhecimento e articulista.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments